Modo de vida dos Caçadores-Recolectores do Paleolítico

29-09-2010 19:04

 

1) Economia recolectora / nomadismo

 

Os primeiros homens viviam em pequenos grupos e habitavam em cavernas ou em grutas para se protegerem dos animais selvagens e das más condições atmosféricas. O modo de vida   destes   homens   estava   profundamente   condicionado   pela   região   por   eles   habitada, porque dependiam dos alimentos que a Natureza lhes fornecia. Praticavam uma economia recolectora,   ou   seja,   não   produziam   os   seus   próprios   alimentos;  apenas   se   alimentavam daquilo    que    recolhiam    da   Natureza    (raízes,   frutos,  ovos)   e  também      dos   animais    que caçavam e pescavam. Quando os alimentos escasseavam numa região, estes caçadores- recolectores deslocavam-se em grupo para outras regiões com mais recursos –  ou seja, eram nómadas. Assim, pode dizer-se que a economia recolectora está relacionada com o modo de vida nómada.

 

A vida difícil destas comunidades exigia a cooperação de todos os membros do grupo, pelo que estes começaram a dividir tarefas: as mulheres ocupavam-se das crianças e da recolha de   alimentos,   enquanto   os   homens   se   dedicavam   à   caça   e   à   pesca.   Desenvolveram-se assim as primeiras formas de organização social.

 

2) A caça

 

A caça  contribuiu  para a união dos membros do grupo e  para o desenvolvimento da inteligência. Era uma actividade muito importante porque fornecia:

 

Carne para a alimentação

Peles, que serviam para fabricar o vestuário e para construir as tendas

E  matérias-primas  para fabricar os intrumentos (como chifres, ossos e dentes)                                        

 

Para obterem esses  recursos,  organizavam  grandes caçadas que faziam em grupo, recorrendo a técnicas mais desenvolvidas que lhes permitiam capturar animais de grande porte (mamutes, bizontes, renas e ursos) com menos esforço físico – cercavam os animais, atraiam-nos para precipícios e construíam armadilhas. Ao mesmo tempo foram criando uma grande variedade de armas e instrumentos para a caça, para o fabrico de vestuário, para a montagem de tendas, etc. A maior parte era feita de sílex, uma pedra dura: machados;bifaces; lâminas; raspadores; pontas de lança; azagaias. Outros instrumentos eram de osso ou marfim, tais como o arpão, agulhas e furadores. As azagaias podiam ser projectadas a grande distância por meio de um propulsor, o primeiro instrumento mecânico inventado pelo homem.

 

A ARTE DO PALEOLÍTICO

 

O  desenvolvimento da  inteligência levou  os seres humanos a produzirem as  primeiras formas de arte. Existem dois tipos de arte no Paleolítico: a arte rupestre e a arte móvel.

 

Arte rupestre ou parietal

 

A arte rupestre surge nas paredes e nos tectos das grutas ou ao ar livre, sob a forma de pinturas e gravuras como, por exemplo, as gravuras da Foz do Côa, em Portugal, ou as pinturas de Lascaux, em França. Tudo leva a crer que estes lugares funcionavam como santuários, onde se praticavam ritos mágicos.

 

O tema deste tipo de arte está geralmente relacionado com a caça,  mas é também comum a representação de símbolos abstractos. A representação da figura humana é rara. Representavam os animais com grande realismo, sobretudo bisontes, cavalos, touros e veados. São pintados com cores (ocre, vermelho e preto) obtidas a partir do sangue dos animais, do carvão, de pedras e de plantas, misturados com água e gordura animal. Os   pincéis eram feitos com pêlo dos animais, paus ou com uma espécie de almofada feita de musgo.

 

Ainda hoje não se sabe qual seria a verdadeira intenção destas pinturas. Os investigadores levantam várias hipóteses: Seriam ritos mágicos para obterem sucesso nas caçadas? Seria uma forma de culto prestado aos animais, símbolos do poder da Natureza?

 

 Arte móvel

 

Esta é uma arte constituída por objectos que se podem transportar ou seja, objectos móveis, tais como pequenas estatuetas, instrumentos de  caça   e amuletos   ou   adornos   corporais.   As   mais   antigas   obras   de   arte   móvel   são pequenas esculturas femininas de formas exageradas, que   chamamos “Vénus”, geralmente associadas ao culto da fertilidade, da terra e da mulher. 

 

OS RITOS MÁGICOS

                                                                                    

À medida que os seres humanos foram evoluindo, começaram a questionar-se sobre a vida e os fenómenos naturais. A necessidade de explicar alguns mistérios como o nascimento, a morte, o crescimento das plantas, a chuva, o dia e a noite… levou-os a desenvolverem crenças religiosas.

 

Para tentarem dominar essas forças desconhecidas começaram a praticar uma série de ritos mágicos. Faziam danças, mascaravam-se, pintavam   os corpos e sacrificavam os animais para atrair a protecção de forças sagradas.

 

Um dos sentimentos religiosos manifestado já no Paleolítico foi a crença na vida para além da morte. Esta crença levou-os a enterrarem os seus mortos com adornos, flores, comida e a pintarem os corpos ou as sepulturas.

Procurar no site